quarta-feira, 1 de julho de 2009


ABAIXO-ASSINADO


Substituição do Cônsul Honorário em Munique, Baviera (Alemanha)
Julho - Outubro de 2009

Excelentíssimo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros
Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Excelentíssimo Senhor Embaixador de Portugal em Berlim
Excelentíssimo Senhor Cônsul Geral de Portugal em Estugarda

Os abaixo-assinados cidadãos portugueses residentes no Estado Federal da Baviera, na República Federal Alemã, estão particularmente descontentes e desiludidos com a prestação do Senhor Cônsul Honorário de Portugal em Munique, Senhor Jürgen Adolff, de cidadania alemã, dignitário do posto desde 1994.

O estatuto e a credibilidade inerente ao posto que ocupa, oferecida ao Senhor Jürgen Adolff por Portugal e pelos Portugueses, tem-lhe permitido um aproveitamento pessoal nas actividades comerciais que exerce, nomeadamente no sector imobiliário.

Como contrapartida à confiança e responsabilidade depositadas no Senhor Jürgen Adolff por Portugal e pelo Portugueses, é-lhe exigido que represente os interesses económicos e culturais da Nação Portuguesa, bem como que apoie e proteja os cidadãos nacionais que a ele recorram.

Infelizmente, não é possível apontar ao Senhor Jürgen Adolff qualquer gesto em prol de Portugal ou dos Portugueses que não seja a recente cedência do espaço onde, uma vez por mês, o funcionário consular, vindo de Estugarda, exerce a sua actividade. De igual modo, não é possível enumerar nenhuma acção promovida pelo Senhor Jürgen Adolff no sentido de apoiar interesses, actividades ou acontecimentos relacionados com Portugal ou com Portugueses.

Os abaixo-assinados desconhecem a razão subjacente ao facto de o cargo de Cônsul Honorário de Portugal em Munique ser exercido há mais de quinze anos por um cidadão alemão, quando residem no Estado Federal da Baviera vários cidadãos portugueses, aqui radicados há longa data, com intervenção reconhecida ao mais alto nível nas esferas politica, económica, académica e cultural, disponíveis para desempenhar o referido cargo.

Toda a comunidade portuguesa, desde aqueles que ocupam posições de chefia em empresas próprias ou terceiras, até aos trabalhadores qualificados amplamente reconhecidos pelo seu brio e qualidade profissionais, merecem ser representados por alguém que reconheça e apoie a sua dinâmica e espírito de iniciativa no estado mais rico do país mais rico da Europa.

Conscientes que este pedido se fundamenta no exercício de uma cidadania empenhada e participativa, os signatários esperam de Vossas Excelências a substituição do actual Cônsul Honorário de Portugal em Munique por uma personalidade que realmente esteja empenhada em promover o intercâmbio económico e cultural entre Portugal e o Estado Federal da Baviera, dignificando com o seu desempenho todos os Portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário