terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


ENTREGA EM LISBOA
DAS ASSINATURAS RECOLHIDAS

Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Dr. António Fernandes da Silva Braga


No seguimento do abaixo-assinado pedindo a “Substituição do Cônsul Honorário em Munique”, divulgado na Baviera desde finais de Julho do corrente ano, temos toda a honra em entregar pessoalmente a Vossa Excelência as assinaturas recolhidas.

Desde o passado dia 16 de Dezembro, data da entrega das referidas assinaturas ao Senhor Embaixador de Portugal, em Berlim, bem como ao Senhor Cônsul Geral, em Estugarda, que é com grande expectativa que os portugueses residentes na Baviera aguardam pela recepção das mesmas no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

O movimento gerado dentro da Comunidade em prol de uma nova imagem consular para a Baviera, criou desde logo uma nova esperança nos portugueses que, apesar de desanimados, se conformavam com o distanciamento imposto entre eles e Portugal. Actualmente acredita-se numa nova oportunidade para fazer renascer a identidade nacional, esse poderoso factor de união, identificação e orgulho, bem como legado precioso para alicerçar as novas gerações de futuros portugueses. Este movimento congregou esforços, alimentou vontades e rompeu com letargias, sobrepôs-se a interesses individuais e expôs-se naturalmente à crítica construtiva e sincera.

Em ano de centenário da República Portuguesa, quando se apela à participação mais activa na vida democrática por parte dos cidadãos, é com orgulho que devemos olhar para o exemplo de cidadania oferecido pelos portugueses na Baviera. A boa-fé e o respeito que regeram todo este movimento deverão ser sempre considerados e admirados, e jamais confundidos com qualquer forma de pressão.

O que não é medido é perdido, e esta máxima deverá sem dúvida servir de mote ao cidadão nacional que esperemos venha a ser o próximo representante da nossa Comunidade na Baviera. Só medindo e conhecendo a Comunidade é possível servi-la. Só servindo a Comunidade é possível explanar todas as suas potencialidades. Só explanando todas as suas potencialidades é possível representar condignamente Portugal.

Junto anexamos o texto do abaixo-assinado pedindo a substituição do Cônsul Honorário de Portugal em Munique, bem com as 455 assinaturas recolhidas.